AREIA BRANCA TERÁ PRIMEIRO GERADOR OFFSHORE DO BRASIL
- comercialpautarn
- 19 de ago. de 2024
- 1 min de leitura

O projeto de instalação da primeira planta-piloto de energia eólica offshore do Brasil – unidade de pesquisa concebida para nortear investimentos no mar e prevenir impactos com a chegada dessa nova atividade industrial ao país – avançou nesta semana, no Rio Grande do Norte, com uma série de discussões que envolveram a população, empresas e o setor público.

Em reunião técnica na última terça-feira, o Senai-RN apresentou infraestrutura prevista, estudos envolvidos, objetivos e resultados esperados em Areia Branca, município potiguar a 330 km da capital, Natal, escolhido pela instituição como sede do empreendimento. Na terça e na quarta-feira empresas nacionais e estrangeiras parceiras no projeto participaram de visitas na área e na sede do Senai.
“Ainda não existe, no país, nenhum aerogerador instalado no mar. E nós estamos, assim como a população, ansiosos para aprender mais a respeito. Com os estudos que já realizamos, conhecemos as condições físicas, as condições da nossa economia, as condições biológicas e o vento, mas precisamos ir além. É uma oportunidade que nasce em Areia Branca para dar respostas ao Brasil”, complementou Rodrigo Mello.
A planta-piloto é um sítio de testes, em condições reais de operação, para futuros aerogeradores que serão implantados no mar do Brasil. O projeto está em fase de licenciamento ambiental no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A expectativa do Senai-RN é que a licença saia ainda este ano e que o início da operação ocorra em 2027.
Tribuna do Norte Roda Viva

Kommentare