top of page

CARNAVAL DEVE LEVAR TURISMO NACIONAL A FATURAR 10% A MAIS EM FEVEREIRO, APONTA FECOMÉRCIO

  • comercialpautarn
  • 23 de jan.
  • 2 min de leitura

O Carnaval deve levar o Turismo brasileiro a movimentar R$ 18,6 bilhões em fevereiro, alta de 10% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Se confirmada, a projeção representará o maior faturamento da série histórica para o mês, iniciada em 2011, com base em dados do IBGE.


Embora parte do crescimento decorra de um efeito de calendário — já que, no ano passado, o Carnaval ocorreu em março —, a FecomercioSP aponta que o resultado reflete, sobretudo, um ambiente econômico mais favorável ao consumo. A combinação de mercado de trabalho aquecido, renda em elevação, inflação em desaceleração e maior acesso ao crédito tem estimulado os gastos com lazer e viagens.


Dentro desse cenário nacional, o Nordeste tende a absorver parcela relevante do fluxo turístico do período, por concentrar alguns dos principais destinos do Carnaval brasileiro, como Salvador, Recife, Olinda, Fortaleza e Natal. A expectativa é de impacto positivo especialmente nos segmentos de hospedagem, alimentação, transporte e entretenimento, tradicionalmente mais aquecidos durante a festa.


Segundo Guilherme Dietze, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, mesmo quando o Carnaval não configura feriado nacional, a data mantém forte capacidade de mobilização do setor. “Os deslocamentos menores, feitos de carro ou ônibus, também contribuem para o aumento da atividade turística”, afirma.


No Nordeste, esse movimento é reforçado pela intensa agenda cultural e pela força do turismo regional e interestadual. Além das grandes viagens, há crescimento significativo de deslocamentos de curta distância, que ampliam a circulação de renda dentro dos próprios estados.


A FecomercioSP ressalta ainda que o Carnaval integra uma temporada ampliada de lazer, iniciada em dezembro e que se estende até fevereiro. Para o setor turístico nordestino, o período representa uma oportunidade estratégica de incremento de receitas e consolidação da retomada econômica, impulsionada pela alta demanda e pelo calendário festivo prolongado.


Revista Nordeste



 
 
 

Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2026 por Pauta RN. Todos os direitos reservados.

bottom of page