top of page

CONFECÇÕES CRESCEM 98% E AMENIZAM QUEDA DA INDÚSTRIA DO RN EM NOVEMBRO

  • comercialpautarn
  • 17 de jan.
  • 2 min de leitura

Apesar da retração de 2,3% na produção industrial do Rio Grande do Norte em novembro de 2025, o desempenho do setor de confecções foi determinante para reduzir o impacto negativo da indústria no estado. Dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, divulgados nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a confecção de artigos do vestuário e acessórios cresceu 98% na comparação com o mesmo mês de 2024, o maior avanço do país pelo quinto mês consecutivo.


O resultado contrasta com a queda registrada em segmentos tradicionais, como a fabricação de coque, derivados do petróleo e biocombustíveis, que recuou 16,8% em novembro e foi o principal responsável pelo desempenho negativo da indústria geral potiguar. Ainda assim, outros setores apresentaram crescimento, como as indústrias extrativistas (12,4%) e a fabricação de produtos alimentícios (5,6%).


Para o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), ROBERTO SERQUIZ, os números refletem uma retomada consistente da indústria de transformação no estado, com a confecção exercendo papel estratégico nesse processo. “Quando a gente fala de transformação, que é a indústria que transforma a matéria-prima no produto, a gente fala de confecção, de vestuário, de bonelaria, móveis, alimentos. E essa indústria realmente tem tido uma reação”, afirmou.


Segundo Serquiz, a Fiern tem atuado de forma direta para fortalecer esse movimento. “A própria Federação da Indústria tem colaborado com esse processo que nós chamamos de neoindustrialização”, destacou. Ele chama a atenção, especialmente, para a força das oficinas de costura instaladas no Seridó, região que concentra grande parte da produção de confecções e também de bonelaria do estado. “A confecção é um segmento estratégico. Eu incluiria aí a bonelaria. Nós temos as oficinas de costura que predominantemente estão na região do Seridó e elas têm sido realmente efetivas nesse desempenho da indústria de transformação”, disse.


Tribuna do Norte



 
 
 

Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2026 por Pauta RN. Todos os direitos reservados.

bottom of page