top of page

ELEIÇÃO DA VENEZUELA ACONTECE NESTE DOMINGO;

  • comercialpautarn
  • 28 de jul. de 2024
  • 1 min de leitura

Oposição busca tirar chavismo do poder após 25 anos.Dúvidas sobre transparência e ameaças marcaram o processo eleitoral.

Pela primeira vez em muitos anos, a oposição vê chances de derrotar o chavismo na eleição presidencial da Venezuela, que acontece neste domingo (28) em um cenário de incerteza. Cerca de 21 milhões de venezuelanos estão registrados para votar.


Se a oposição vencer, seria o encerramento de um ciclo que começou há 25 anos, com Hugo Chávez e, depois, com Nicolás Maduro.


Segundo o Índice da Democracia, ranking global anual do grupo que publica a revista britânica The Economist, a Venezuela é um dos regimes mais autoritários da América Latina. O levantamento aponta que o país tem pouco pluralismo no processo eleitoral, funcionamento do governo e liberdade civil.


O nome da oposição que representa a tentativa de mudança é Edmundo González, ex-diplomata de 74 anos. Ele encabeça a chapa da coalizão "Plataforma Unitária Democrática (PUD)". A nomeação dele foi feita após as opositoras María Corina Machado e Corina Yoris serem impedidas pelo regime de Maduro de concorrer.


Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2024 por Pauta RN. Todos os direitos reservados.

bottom of page