HOSPITAL MUNICIPAL DEVE ENTRAR EM FUNCIONAMENTO ATÉ O FIM DO SEMESTRE
- comercialpautarn
- há 14 horas
- 2 min de leitura

O Hospital Municipal de Natal, que já teve o funcionamento adiado pelo menos duas vezes, deve entrar em operação até o fim do primeiro semestre deste ano. Atualmente, a primeira etapa do equipamento está sendo concluída e contempla 100 leitos, além de dois blocos cirúrgicos. De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), GERALDO PINHO, a expectativa é de que os serviços restantes desta fase sejam finalizados até o fim de abril.
O equipamento foi inaugurado em dezembro de 2024 e está localizado na Avenida Prefeito Omar O’Grady, mas nunca entrou em funcionamento. Inicialmente, a expectativa era de que a unidade começasse a operar nos primeiros meses de 2025, mas o prazo não foi cumprido em virtude da necessidade de ajustes estruturais e administrativos. Em outubro do mesmo ano, a SMS projetou o funcionamento da primeira etapa para janeiro de 2026, mas agora a expectativa é para o fim deste semestre.
A obra está orçada em cerca de R$ 200 milhões, sendo R$ 49 milhões destinados à primeira etapa. De acordo com o titular da SMS, os recursos são de várias fontes, incluindo a União, Prefeitura do Natal e empréstimos. O secretário esclarece que o atraso no repasse é fruto de um problema de escala nacional, e a expectativa é que os recursos federais sejam incorporados à obra assim que forem realizadas as transferências.
O atraso no repasse do Governo Federal] é por uma questão de contingenciamento. Não é um problema que afeta apenas Natal, mas sim algo nacional. Isso está impactando vários tipos de repasse e a capital foi prejudicada mesmo tendo convênio. Por isso que a gestão buscou outras alternativas para dar celeridade e não ficar dependendo exclusivamente desses recursos”, ressalta.

.png)





Comentários