LÍDER ECONOMIA DO MAR CONSOLIDA AGENDA PARA ORIENTAR DECISÕES NA COSTA BRANCA
- comercialpautarn
- há 2 horas
- 2 min de leitura
Encontro ‘Nossos Caminhos’,
em Porto do Mangue, concretiza diretrizes para orientar decisões, prioridades e investimentos no território

O município de Porto do Mangue sediou, dias 10 e 11 de fevereiro, o sétimo encontro do Projeto Líder – Economia do Mar. A iniciativa reúne lideranças da região da Costa Branca Potiguar em torno da construção de agenda estratégica para o desenvolvimento territorial sustentável. Denominado “Nossos Caminhos”, o encontro marcou etapa decisiva da jornada, ao consolidar diretrizes que passam a orientar, de forma estruturada, decisões, prioridades e investimentos no território.
A programação foi direcionada a aprofundar o entendimento da Agenda Estratégica e de seus elementos essenciais, resultando na definição da visão de futuro do território, missão e valores. A etapa também representou o momento de transformar objetivos estratégicos já definidos em direcionamentos concretos, detalhados a partir de iniciativas que dão base prática ao planejamento construído coletivamente pelas lideranças.
De acordo com a facilitadora MIOSÓTIS LÚCIO, o encontro reforça o caráter propositivo da metodologia. “Esse é o encontro sete, sendo o primeiro deste ano, e tem o propósito de promover o entendimento da agenda estratégica e de seus elementos, como missão e valores. Nesse encontro, os líderes consolidam a agenda estratégica para o desenvolvimento territorial sustentável. Já devemos sair com os objetivos estratégicos consolidados, definidos no quinto encontro, e agora vamos detalhar a partir de iniciativas estratégicas, ou seja, o que os líderes se propõem a fazer para realizar esses objetivos”, explica.
O gerente da Agência Sebrae no Vale do Açu, FERNANDO SÁ LEITÃO, destaca que o momento fortalece a base para decisões estruturantes. “Este sétimo encontro do Projeto Líder Economia do Mar, que acontece em Porto do Mangue, cumpre um papel fundamental ao aprofundar o entendimento da agenda estratégica do território e de seus elementos estruturantes. Aqui, trabalhamos de forma objetiva a definição de visão de futuro, missão e valores, que são a base para decisões mais qualificadas e integradas”, afirma.
Segundo ele, a consolidação da agenda amplia a capacidade de articulação regional e direciona ações futuras. “A etapa contribui para consolidar uma agenda de desenvolvimento territorial sustentável, orientada por dados, governança e cooperação entre os atores locais, fortalecendo a economia do mar como vetor estratégico de desenvolvimento regional”, completa.
AGENDA ESTRATÉGICA
O Projeto Líder – Economia do Mar é uma metodologia do Sebrae voltada à mobilização e ao fortalecimento de lideranças para atuação estratégica no desenvolvimento dos territórios. Ao longo dos encontros, os participantes constroem de forma colaborativa agenda estratégica que representa a visão de futuro da região, define prioridades e orienta a atuação integrada dos atores locais.

.png)





Comentários