PETROBRÁS VAI CONSTRUIR SUA 1ª PLANTA PARA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE NO RIO GRANDE DO NORTE
- comercialpautarn
- 16 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 29 de out. de 2024

Em comunicado, nesta segunda-feira, 14, *a Petrobrás* *anunciou a* *construção de* *sua 1ª* *planta-piloto de* *produção de* *hidrogênio* *renovável* , a partir da Usina Termelétrica Vale do Açu, em Alto do Rodrigues, a 180 Km de Natal, no Rio Grande do Norte, com investimentos de R$ 90 milhões.
O projeto, realizado em cooperação com o Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (Senai ISI-ER), terá as obras executadas pela WEG, empresa brasileira referência global em eletrificação. A previsão é que a planta para teste entre em operação no primeiro trimestre de 2026.
PROCESSO DE GERAÇÃO
O hidrogênio verde (H2V) ou hidrogênio renovável, de baixo carbono será gerado pelo processo de eletrólise da água com uso de energia solar, que consiste na quebra das moléculas de água por meio de uma corrente elétrica, separando o hidrogênio e oxigênio.
Estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que já existem, no Brasil, investimentos de R$ 188,8 bilhões em mais de 20 projetos de hidrogênio verde a partir de fontes renováveis. O baixo custo e a oferta da geração elétrica renovável colocam o país em condição de vantagem competitiva.
Agência Petrobrás

Comments