top of page

PRESIDENTE DO SEBRAE VISITA POLO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS NO RN E FORTALECE AGENDA ESTRATÉGICA DA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

  • comercialpautarn
  • 17 de jan.
  • 2 min de leitura

Agenda no estado inclui renovação de parcerias, novas ações e fortalecimento dos pequenos negócios na economia verde



O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, iniciou na última segunda-feira (12) sua agenda oficial no Rio Grande do Norte com visita ao Polo Sebrae de Energias Renováveis, localizado em Natal/RN. A unidade, que completa três anos de atuação, já se consolidou como referência nacional no apoio aos pequenos negócios inseridos no mercado da energia limpa. A visita reforça o protagonismo do estado potiguar na transição energética brasileira e o papel estratégico do Sebrae na geração de oportunidades sustentáveis para micro e pequenas empresas.


A agenda no Rio Grande do Norte marca o início da caravana do Sebrae Nacional pelo Brasil, que prevê visitas aos polos de referência da instituição em diferentes estados. A iniciativa tem como objetivo conhecer de perto as realidades que movimentam a economia do país, evidenciando potencialidades regionais e experiências bem-sucedidas.


Durante a visita às instalações do Polo no RN, Décio Lima acompanhou de perto as soluções desenvolvidas para apoiar empreendedores do setor e participou do anúncio de duas ações estruturantes para o fortalecimento do ecossistema de inovação em energias renováveis.


A primeira foi a assinatura da renovação da parceria entre o Sebrae e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), com foco na cooperação científica e tecnológica para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, inovação, serviços tecnológicos e aceleração sustentável de pequenos negócios.


“As energias renováveis, além de atenderem ao conceito de um mundo sustentável, são também geradoras de oportunidades para a economia e para o fortalecimento do espírito empreendedor. Durante o evento, foi assinada a continuidade da parceria, com a garantia de recursos para a renovação de uma construção que já vem sendo desenvolvida há três anos e que seguirá por mais dois”, afirmou Décio.


Trata-se de um trabalho de contribuição expressiva para a economia ligada às energias renováveis, com resultados relevantes para o Rio Grande do Norte, para o Brasil e com repercussão que ultrapassa fronteiras nacionais.


Para o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Roberto Serquiz, a palavra-chave dessa iniciativa é complementariedade. “O Sebrae aporta sua expertise no atendimento aos pequenos negócios, enquanto o Senai contribui com seu potencial técnico, sua estrutura e um corpo qualificado de profissionais, técnicos e pesquisadores. Essa união promove a conexão entre conhecimento, prática e desenvolvimento, abrindo as portas para que as microempresas participem ativamente do processo de transição energética”, destacou.


A segunda ação anunciada foi a assinatura de contrato entre o Sebrae Nacional e o Sebrae-RN, que prevê a contratação de uma empresa especializada do Sistema Sebrae para a implementação de uma unidade sistêmica de inteligência, denominada Polo de Referência e Disseminação Sebrae em Energias Renováveis. A iniciativa será baseada no conhecimento desenvolvido no Rio Grande do Norte e atuará de forma híbrida — digital e física — promovendo a geração de conhecimento, a troca de saberes e a disseminação de boas práticas para todo o país.



 
 
 

Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2026 por Pauta RN. Todos os direitos reservados.

bottom of page