SECA ATINGE MUNICÍPIOS DO NORDESTE E AVANÇA PELO PAÍS, APONTA CEMADEN
- comercialpautarn
- há 10 horas
- 2 min de leitura

Municípios da Paraíba e de Pernambuco integram o mapa das áreas mais críticas do país em janeiro de 2026, segundo o mais recente boletim do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O levantamento mostra que 3.545 cidades brasileiras registraram algum nível de seca no período, acendendo alerta para a gestão hídrica e agrícola no trimestre de fevereiro a abril.
No Nordeste, o destaque negativo é Igaracy (PB), único município da região classificado em seca extrema no recorte mensal. Pernambuco e Paraíba aparecem no corredor de áreas mais críticas no acumulado de seis meses, ao lado de estados do Sudeste, Centro-Oeste e Norte.
De acordo com o Índice Integrado de Seca (IIS-3), 361 municípios estavam em condição severa em janeiro, número 12,5% inferior ao de dezembro. Apesar da redução nos casos mais graves, houve avanço da seca moderada, que passou de 1.194 para 1.225 cidades (+2,6%), e crescimento expressivo da seca fraca, que saltou de 2.005 para 2.320 municípios (+15,7%).
Quatro municípios registraram seca extrema no mês: Igaracy (PB), Limeira do Oeste (MG), Santa Vitória (MG) e União de Minas (MG). Não houve casos de seca excepcional nessa análise mensal.
No acumulado de seis meses (IIS-6), os mesmos quatro permanecem na condição extrema. O núcleo mais crítico se distribui por um corredor que envolve Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, além de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Pará e pontos do Nordeste.
Impacto acumulado na agricultura
O avanço da seca moderada e fraca preocupa pelo efeito prolongado sobre a vegetação, as pastagens e os reservatórios. Mesmo com a redução nos registros de seca severa, o déficit hídrico persistente pode comprometer lavouras e a segurança alimentar em regiões dependentes da agricultura.
As projeções para o fim de fevereiro indicam tendência de redução da seca moderada a severa, mas com aumento da seca fraca , cenário que mantém o sinal de alerta para o trimestre.

.png)





Comentários